sexta-feira, 17 de junho de 2016

Plenária denuncia os perigos do neoliberalismo em Caucaia


No primeiro domingo de junho, (05/06) o Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo (Ceará) promoveu rico debate sobre os efeitos nefastos do neoliberalismo sobre os brasileiros, em especial sobre a população que mora na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A atividade aconteceu na Biblioteca Comunitária Culturoteca e contou com a presença de estudantes, militantes sociais e trabalhadores. 

Na ocasião, para orientar os debates foi exibido o documentário “2001: Uma odisseia à Brasileira”, de Mariana Vitarelli. O filme diz como estava o Brasil em um momento histórico importante para o país e o mundo; o inicio da “Guerra ao Terror” após o ataque às Torres Gêmeas em 11-09. No Brasil, o modelo neoliberal desmantelava os serviços essenciais para o povo pobre, aprofundando o fosso entre ricos e pobres. A promessa de modernidade para o país se mostrou na verdade um pesadelo para trabalhadores.

Os debates que seguiram ao filme foram no sentido de denunciar a ameaça neoliberal através do governo golpista de Michel Temer. Em Caucaia, significará o aprofundamento das injustiças sociais. A miséria, a ausência de saneamento básico e assistência à saúde, além da violência crescente são sintomas desse mal que só nós podemos suplantar. 

CLCN
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário