segunda-feira, 6 de março de 2017

Valentina Tereshkova, primeira mulher no espaço

"Aqui Gaivota, Aqui Gaivota. Vejo no horizonte uma listra azul: é a Terra. Que linda! Tudo vai esplendidamente". Com estas palavras Valentina Vladimírovna Tereshkova tornou-se na primeira mulher a conquistar o espaço, a bordo do Vostok 6. 

Valentina Tereshkova nasceu em 06 de março de 1937 e viveu em uma pequena aldeia em Oblast de Yaroslavl, chamada Maslennikovo (cerca de 200 quilômetros ao norte de Moscou); em um período muito difícil para a agricultora familiar. Era época da guerra de agressão da Alemanha nazista. Três anos depois que seu pai morreu em combate durante a campanha Finlândia.

Os grandiosos esforços de Valentina foram fundamentais para que o 16 junho de 1963 entrasse para a história, uma dura jornada que durou três dias e apesar de contratempos, foi suficiente para orbitar a Terra 48 vezes e superar em 50% o tempo geral adicional de todos os astronautas americanos que tiveram circundando o planeta.

Uma realização ousada para uma mulher naquele tempo, no entanto, apesar do sucesso de Valentina Tereshkova, apenas duas mulheres russas seguiu os seus passos depois de 19 anos, Svetlana Savitskaya, o primeiro cosmonauta mulher para realizar uma caminhada espacial; e Elena Kondakova, que estava trabalhando em órbita por 169 dias.

Depois de sua missão especial, ele estudou na Academia Zhukovsky da Força Aérea, onde se graduou como engenheira aeroespacial em 1969; oito anos depois, ela graduou-se doutora em ciências aeroespaciais. Ela também se destacou como uma aguerrida defensora dos direitos das mulheres.

Tereshkova confessou em sua última aparição pública que ainda sonha com um vôo cósmico. "Eu iria voar para Marte com satisfação! Por muitos anos eu me interessava em tudo o que tinha a ver com Marte. Se eu pudesse, voaria para lá e nem voltaria! ".

Valentina Vladimírovna Tereshkova completou 80 anos nesta segunda-feira, 06/03/2017.

FONTE: Telesur
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário