sábado, 29 de julho de 2017

A história dos povos deve ser contada por seus momentos de revolta

Companheiro general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comitê Central do Partido e presidente dos Conse-lhos de Estado e de Ministros;

Membros do Bureau Político e outros líderes que se juntaram a nós;

Combatentes do Moncada, expedicionários do iate Granma, companheiros da luta clandestina;

Convidados de diferentes regiões;

Compatriotas de Cuba toda:
«A história dos povos não pode ser contada por seus tempos de subjugação infrutífera, mas por seus momentos de revolta», expressou José Martí, autor intelectual do ataque ao quartel Moncada, e aquele raio de luz que no ano do seu centenário, na manhã de Santa Ana, rasgou com sua luz a terrível escuridão em que se debatia ferido, mas rebelde, nosso povo, foi inscrito na história como uma das ações mais importantes da rebelião dos cubanos, devido ao patriotismo exemplar e ao grande desprendimento dos participantes.

A situação tão crítica em que o país estava naquela época era magistralmente denunciada pelo destemido líder daquele grupo de jovens, ficando incorporada em um documento histórico, que deveio programa para a luta revolucionária: «A história me Absolverá».

Nesse estado das coisas que caracterizava o desgoverno dos políticos e dos ladrões no poder nesse momento, correspondeu a Pinar del Río simbolizar o triste mérito do abandono quase total.

Celebrar o ato nacional que comemora o 64º aniversário do ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes em nossa província, é um grande reconhecimento da participação de seu povo na materialização de todos os esforços da Revolução para transformar essa situação. Nós, os moradores de Pinar del Rio somos extremamente felizes e gratos por esta possibilidade.

Esta decisão é, também, uma prova inegável de confiança, que vamos levar com dignidade, para continuar a obra da Revolução em Vueltabajo, tal como fez o Titã de Bronze (Antonio Maceo) em sua campanha no Ocidente, há quase 120 anos e prestar merecida homenagem a todos os participantes deste acontecimento heróico, especialmente os jovens que deram suas vidas nas ações e nos dias depois de 26 de julho de 1953, quando foram perseguidos, torturados e barbaramente massacrados.

Ao saber da decisão do Bureau Político, o esforço significativo que estávamos desenvolvendo na província, para homenagear a cidade em seu 150º aniversário de ter recebido esse título, multiplicou-se. Em cada instituição e em cada bairro a alegria e o entusiasmo dos coletivos permitiu impulsionar o cumprimento dos objetivos econômicos previstos para a etapa e avançar na reforma ou construção de mais de 200 obras.

Compatriotas:

Pela primeira vez, nós comemoramos o Dia da Rebeldia Nacional sem a presença física do Comandante-em-chefe da Revolução Cubana, mas Fidel está presente neste esforço significativo de cada grupo de trabalho, o que tornou possível poder avançar na implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, ratificada e atualizada no 7º Congresso do Partido, o que se reflete nos resultados econômicos e financeiros da província, que mantêm uma tendência favorável.

Só vamos citar alguns dos mais significa-tivos:

Foram alcançados resultados positivos em indicadores que medem a eficiência do ciclo na educação e as universidades mostram resultados positivos na sua gestão, ratificados em processos recentes de avaliação institucional.

A taxa de mortalidade infantil, no final de 2016, ascendeu a 2,1 em cada 1.000 nascidos vivos, a mais baixa do país por dois anos consecutivos e agora está em 1,7. Qualquer pessoa que precise de uma cirurgia tem o sangue garantido e a indústria de produtos sanguíneos tem matérias-primas suficientes, graças à contribuição do nosso povo, dos Comitês de Defesa da Revolução (CDRs) e o sistema de saúde.

No esporte conseguiram-se resultados louváveis em diferentes disciplinas, principalmente no boxe e basquete. Nos últimos Jogos Olímpicos foram obtidas três meda-lhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, sendo a província que mais contribuiu para o quadro de medalhas nacional.

As vendas líquidas de bens e serviços cresceram nos últimos cinco anos, com uma taxa média anual de 6,5%. Isso resulta em ofertas superiores à população, ainda que insuficientes, incapazes de satisfazer todas as necessidades.

Aumentaram de forma constante produ-ções como arroz, madeira serrada, ovos, carne de porco e mel. A produção de leite concluiu em 2016 com os valores acordados, tal como neste ano. A produção e comercialização de legumes e vegetais não satisfaz, em várias das linhas, todas as necessidades do povo.

Na produção de fumo estima-se cumprir as 19.189 toneladas previstas, com reservas ainda no item da produtividade e a qualidade da folha para capa.

Atinge-se um índice de eletrificação das moradias de 99,56%. Apenas 694 casas isoladas permanecem sem eletrificar e a província tem 56 zonas wi-fi e 57 rádios-base para a telefonia celular.

Embora os produtos para a exportação mantenham uma tendência positiva nos últimos anos, há potencial para continuar aumentando a venda de produtos tais como fumo, carvão vegetal, derivados da resina de pinheiro e outros.

O programa de habitação levou à recuperação de um número de moradias, mas ainda permanecem por resolver mais de 12 mil delas afetadas por furacões em anos anteriores.

O investimento na mineração, em execução com capital misto vai ultrapassar os US$ 270 milhões e em breve começará a produção para a exportação de chumbo e zinco. O turismo mantém uma tendência crescente nos últimos cinco anos.

Registram-se contribuições significativas para a economia nacional em madeira serrada, produção de painéis fotovoltaicos e na captura e processamento de atum e lagosta.

Ainda há muito a ser feito, mas há otimismo, reservas e potenciais na província, para progredir e alcançar a sustentabilidade. Estamos conscientes das necessidades da economia; devemos traçar-nos e cumprir metas e planos objetivos. Temos de continuar promovendo o programa de produção de alimentos e a recuperação das moradias, porque o povo não julga nosso desempenho pelo esforço, mas sim pelos resultados.

Devemos continuar trabalhando na revitalização dos conselhos populares, utilizando as possibilidades reais da economia, implementar iniciativas para mobilizar as forças fabulosas do povo e, acima de tudo, estar atento as suas preocupações, a fim de fortalecer a transparência do Poder Popular, para o qual também contribuirão as próximas eleições, onde serão eleitos aqueles vereadores com méritos patrióticos suficientes.

Por milhares de razões os moradores de Pinar del Rio somos muito gratos ao Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz e nunca faltaremos.

Com o incentivo que representam suas palavras, e cito: «...o fator fundamental são vocês, moradores de Pinar del Rio; esta província deu uma das melhores cotas para o início da luta armada revolucionária antes de 26 de julho, depois de 26 de julho; antes de 1º de Janeiro, após 1º de Janeiro, ontem, hoje e amanhã!...» (fim da citação) e sob a orientação de seu exemplo, de sua intransigência revolucionária e da fé continuada na vitória, propomo-nos novos desafios para o futuro, como nos pediu o companheiro Raul.

Reafirmamos a Raul e ao Partido que estamos aqui, fortes e combativos, defendendo e desenvolvendo o Ocidente. Disseram-nos: Sim, vocês podem! E pudemos!

Até a vitória sempre, Comandante!

Glória eterna aos heróis e mártires do Moncada! (Exclamações de: «Glória!»)

Viva Raul! (Exclamações de: «Viva!»)

Pátria ou Morte!
Venceremos!


FONTE: Granma.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário